POR OSWALDO VIVIANI
O ex-vereador Diogo Gomes de Freitas, de 54 anos, foi assassinado a tiros, na manhã de hoje (12), no centro do município de Dom Pedro (a 324 quilômetros de São Luís, região dos Cocais). O homicídio tem características de “crime de encomenda”.
Segundo apurou o JP Online, o ex-vereador caminhava pela Avenida Gonçalves Dias, às 6h30, quando foi abordado por dois homens, que ocupavam uma moto.
diogo gomes de freitas assassinado
O ex-vereador Diogo Gomes de Freitas, morto  com 3 tiros O “garupa” sacou uma arma de fogo e disparou três vezes contra Diogo, que morreu no local.
Antes de fugir, os criminosos ainda cortaram uma das orelhas do ex-vereador e a levaram.
Natural de Dom Pedro, Diogo Gomes de Freitas foi vereador do município de 2005 a 2008. Ele foi eleito pelo Partido Liberal (PL).
Nas eleições passadas (2012), Diogo lançou como candidata sua mulher, Maria Edilma Bezerra de Freitas, de 40 anos.
Concorrendo pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), e com o nome político “Edilma Diogo”, ela se elegeu com 814 votos, sendo a terceira candidata mais votada do município,
O delegado de Dom Pedro, Otávio Cavalcante Chaves Filho, disse que o crime está sendo investigado e que ainda não há suspeitos.
Pistolagem – O assassinato de Diogo Freitas faz crescer a fama da região de Dom Pedro como “terra da pistolagem”.
No ano passado, o irmão de Diogo, conhecido como Leudo, foi assassinado por pistoleiros em Presidente Dutra (cidade vizinha).
Também em 2012, foi executado a tiros, numa emboscada em São José dos Basílios (também vizinha a Dom Pedro), o ex-prefeito de São José, Francisco Ferreira Sousa, o “Chico Riograndense”, de 69 anos.
Ambos os crimes nunca foram esclarecidos.